play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Organizada pela Emater-Rio, I Feira Regional de Agricultura Familiar movimenta sul fluminense
Emater-Rio celebra festa da agricultura familiar em Volta Redonda

Evento contou com a presença de mais de 120 produtores rurais de 11 municípios da região sul do estado

 

O último sábado (11), foi de celebração no município de Volta Redonda, no Sul Fluminense. Isso porque a I Feira Regional de Agricultura Familiar, organizada pela EMATER-RIO, em parceria com a Prefeitura Municipal, foi um sucesso.

Idealizada por diversos escritórios locais na região sul do estado, a feira ocorreu no térreo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, e contou com participação direta da EMATER-RIO, desde planejamento, organização e execução.  

Cerca de 120 produtores rurais de 12 municípios da região sul do estado participaram do evento. Volta Redonda, Angra dos Reis, Barra Mansa, Barra do Piraí, Paraty, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Quatis, Resende, Valença e Vassouras estiveram representados por comerciantes de frutas, verduras, legumes, cogumelos, palmito, doces, mel, queijos, massas, cachaça, água de coco e cafés.

Aprendizado, troca de experiências e fortalecimento econômico: I Feira Regional de Agricultura Familiar foi sucesso de crítica 

O evento, que teve a presença do presidente da EMATER-RIO, Marcelo Costa, ainda contou com três oficinas voltadas para entusiastas e público geral, os temas foram ‘Plantas Alimentícias Não Convencionais’, ‘Fermentação Natural de Pães’ e ‘Artesanato Customização/PAT Apliqué’.

Ao todo, 60 barracas fizeram parte da I Feira Regional de Agricultura Familiar, que foram compostas por duplas. De acordo com Rafael de Souza, do escritório local de Valença, e um dos extensionistas mais envolvidos com a feira, além da questão social, ela também gera frutos para a economia local:

"A EMATER-RIO ajudou na organização do evento, no processo de liberação de recurso para a feira, que foi um sucesso. Não consigo estimar o volume de público, mas tivemos movimentação o dia todo, desde o seu início da feira as barracas tiveram bastante demanda, os produtores conversando com clientes o tempo todo, muita venda de produtos”, disse Rafael.

O chefe do escritório local de Valença seguiu: “Em geral, a avaliação foi muito bacana sim, todos os produtores fizeram avaliações muito positivas, perguntaram quando teria a próxima, como vai ser a execução de outras atividades, mas a princípio não existe um planejamento de uma continuidade regular dessas feiras regionais, ela foi um evento pontual”, finalizou.

Já a técnica Marlize Porto, por sua vez, comentou a ansiedade dos produtores por uma nova edição da feira e ressaltou a qualidade das oficinas:

“Os produtores adoraram, todos comercializam muito bem, o retorno foi muito positivo. E nós, da EMATER-RIO, também ficamos satisfeitos com o resultado. A feira é um desdobramento do nosso projeto de feiras da agricultura familiar. E a novidade desta, em Volta Redonda, foi as oficinas - que contou com apoio irrestrito do público, principalmente a primeira, logo no início do evento, de Plantas Alimentícias Não Convencionais”, destaca Marlize.