
Na última terça-feira (14), o Gerente Técnico Estadual de Floricultura e Grãos, Rogério Faulha, participou de um Exercício Simulado para Validação dos Planos Setoriais do Plano de Contingências para Desastres Relacionados a Chuvas Intensas do Estado do Rio de Janeiro (2023/2024), promovido pela Defesa Civil Estadual, composto por diversas agências que fazem parte do Grupo de Ações Coordenadas do Estado do Rio de Janeiro (GRAC).
O evento, que aconteceu na sede da Diretoria Geral de Defesa Civil, na Praça da Bandeira, é um exercício simulado para acidentes, no caso das chuvas intensas, como ocorre no território fluminense, geralmente, no verão.
Designado pelo presidente Marcelo Costa, o Gerente esteve no simulado como titular indicado pela secretaria de Estado de Agricultura para o Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil, o GRAC é coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, SEDEC.
Faulha comentou sobre como foi o treinamento, que é tradicional:
“Todos os anos, cada órgão atualiza os respectivos planos de ação, que depois de algumas reuniões preliminares, chega-se ao Plano de Contingência da Defesa Civil, elaborado com a contribuição de todos. E antes da publicação do Plano de Contingências Municipal, PLANCON, que deve ocorrer até dia 29 de novembro, é realizado esse exercício simulado que ocorreu na sede da Defesa Civil”, explica.