play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Diretoria da EMATER-RIO participa de reunião para discutir oportunidades de inclusão da agricultura urbana e periurbana no estado
.

Na última segunda-feira (29), a EMATER-RIO participou de uma reunião virtual para discutir o andamento estudo ‘Compras públicas de alimentos da agricultura urbana e periurbana no Estado do Rio de Janeiro: resiliência climática, sustentabilidade, segurança alimentar e inclusão produtiva nas cidades’, com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro (SEPLAG), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

O foco do estudo está em analisar a agricultura familiar no estado do Rio de Janeiro, servindo como base para examinar as possibilidades de inclusão da agricultura urbana e periurbana nas compras públicas. A pesquisa é estruturada em torno de cinco objetivos estratégicos alinhados à Agenda 2030, abrangendo temas como dietas saudáveis e sustentáveis, produção inclusiva e sustentável, transparência, redução de gases de efeito estufa e geração de emprego e renda.

A iniciativa recebeu apoio do PNUMA/ONU e da Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do estado do Rio de Janeiro (CAISANS), que coordena a colaboração entre os órgãos e entidades da administração pública relacionados à área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). O estudo foi conduzido com a participação ativa das secretarias e entidades envolvidas, incluindo a EMATER-RIO, que contribuiu com informações e dados socioeconômicos da área de estudo em 2023.

A reunião contou com a presença do presidente da EMATER-RIO, Marcelo Costa; do Chefe de Gabinete, Sérgio Siciliano; da Gerente de Projetos Sociais, Rosani Staneck; do Gerente de Projetos Sustentáveis, Cláudio Teixeira, e do extensionista Guilherme Strauch. Além dos representantes da EMATER-RIO, estiveram presentes membros da SEAS, SEPLAG, UNICAMP e PNUMA.